No Rio de Janeiro o atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é feito por meio do CATRJ (Central de Apoio ao Trabalhador do Rio de Janeiro) cujo objetivo principal é promover a intermediação de mão de obra, oferecendo seus serviços de forma gratuita, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Ele é um órgão vinculado ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) sendo integrante também do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Além de conseguir um emprego você também pode fazer requerimentos do seguro-desemprego, ou fazer cursos gratuitos de qualificação profissional que são oferecidos com regularidade graças a parcerias com diversas instituições de ensino.
Cadastro de Currículo
Você pode optar por cadastrar seu currículo tanto pela internet quanto presencialmente. Pela internet acesse o site www.catrj.org.br/CadastroCurriculo.php informe o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e escolha a opção “Validar”, depois você terá acesso ao formulário de cadastro caso você ainda não tenha inscrito seu currículo no sistema do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador do Rio de Janeiro.
Cadastro pessoalmente
Se você achar melhor pode também efetuar o cadastro de currículo pessoalmente, para isso você deve levar Documento de Identificação Oficial com foto (RG, CNH, etc), Carteira de Trabalho, CPF e um currículo caso você já possua (para agilizar o preenchimento das informações no sistema).
Endereço
O CATRJ fica na Rua Chaves Faria nº 260 – São Cristovão – Rio de Janeiro/RJ.
Horário de Atendimento ao Público: de segunda a sexta das 8h às 17h, exceto feriados.
Seguro-desemprego
Para solicitar o seguro-desemprego é necessário comparecer ao endereço mencionado acima munido dos seguintes documentos:
- Duas vias de Requerimento do seguro-desemprego (verde e marros, fornecida pelo empregador);
- Cartão PIS/PASEP ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho (todas que tiver);
- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Comprovante de Escolaridade;
- Documento de Identificação Oficial com foto;
- 3 últimos contracheques (Holerite);
- Extrato analítico do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de serviço) ou Comprovante de recebimento do FGTS;
A Central de Apoio ao Trabalhador do Rio de Janeiro tem capacidade para atender até 1.500 trabalhadores por dia, atuando muito mais do que um balcão de empregos. Através do site www.catrj.org.br tanto o trabalhador quanto o empregador podem conferir também informações úteis e auxílio na intermediação de mão de obra para todos os tipo de negócios. Há vagas para trabalhar em diversos setores como: construção civil, indústrias, sinergia, comércio, petróleo e gás, saúde, educação, etc.
Deixe uma resposta