O Detran RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) vai permitir que os habilitados no estado realizem cursos de atualização e reciclagem de motoristas infratores (ou seja, aqueles que tiveram o direito de dirigir suspenso) façam o curso por meio da internet através da modalidade EAD (Ensino a distância), com isso deve facilitar a vida dos condutores que precisam passar por renovação de CNH (Carteira Nacional de Trânsito) junto ao Detran do Rio de Janeiro.
A medida só vale para os condutores que estão habilitados no estado, caso a Carteira de Habilitação seja de outro estado não será possível utilizar o curso de reciclagem à distância.
A medida já foi publicada em uma portaria do Departamento Estadual de Trânsito – Detran RJ, segundo o documento as instituições interessadas devem estar homologadas pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) para quem possam ser cadastradas no Detran e posteriormente disponibilizem os cursos de reciclagem à distância para motoristas infratores.
A grande vantagem para o condutor deve ser o fato dos cursos na modalidade EAD serem mais baratos do que os presenciais, além disso o cidadão ganha tempo uma vez que poderá estudar através do computador de qualquer computador com acesso à internet.
A decisão do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro baseia-se em uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta o procedimento em todo o país, trazendo inclusive todos os requisitos para que as empresas interessadas possam disponibilizar esse serviço aos condutores. Uma das exigências é a comprovação do condutor, mediante a impressão digital na participação do curso (ao realizar o cadastro e obter os dados de acesso).
As instituições que disponibilizarem o curso pela modalidade Ead também deverão prestar o suporte aos alunos, bem como oferecer a orientação pedagógica para utilização da ferramenta e sanar possíveis dúvidas relacionadas ao conteúdo disponibilizado em sua plataforma OnLine.
Deixe uma resposta