O município do Rio de Janeiro é um dos poucos a disponibilizar o cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida pela internet, o objetivo é facilitar a vida da população, que agora pode preencher o “Cadastro de Pretendente” sem ter que se deslocar a secretária de habitação. Além da inscrição, é possível também realizar a atualização de seu cadastro, dessa forma você mantém seus dados sempre atualizados e também pode acompanhar de perto a sua situação. O MCMV é o maior programa habitacional em vigor no Brasil, através dele são beneficiadas as famílias cuja renda seja de zero a até cinco mil reais.
A prioridade no programa são as famílias que são consideradas de baixa renda, cujo rendimento seja de até R$ 1,6 mil (renda familiar bruta), bem como, as famílias que vivem em áreas de risco ou que são consideradas vulneráveis pelo poder público.
Cadastro
O cadastro deve ser efetuado por meio do site www0.rio.rj.gov.br/formulariohabitacional/cgi-bin/PretendWeb que é um portal onde podem ser cadastros os pretendentes de uma casa ou apartamento no Rio de Janeiro, desde que estes se enquadrem nas regras pré-estabelecidas de acordo com a sua faixa salarial. Na tela inicial selecione “Cadastro de Novo Pretendente”.
Na próxima tela informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da pessoa que deseja cadastrar.
Na próxima tela basta preencher o formulário com seus dados de contato e informações socioeconômicas.
Após concluir o seu cadastro basta aguardar, não há como garantir que você será contemplado, isso porque o cadastro de pretendente não pode garantir o atendimento. Mas ele é obrigatório para todos aqueles que tem interesse em adquirir uma casa ou apartamento através do programa de habitação popular no município. É extremamente importante manter o seu cadastro sempre atualizado para garantir que ele continue ativo no sistema.
Consulta e atualização
Além do cadastro de novo pretendente, a Secretária de Habitação do Rio de Janeiro disponibiliza uma página onde é possível acompanhar a sua inscrição e também fazer a alteração dos dados cadastrais, basta acessar o PretendWeb e utilizar a segunda ou terceira opção, veja na imagem abaixo:
O cadastro no Minha Casa, Minha Vida para as famílias que ganham até R$ 1,6 mil é bastante democrático, isso porque os cadastrados participam de sorteios, dessa forma é possível garantir oportunidades iguais para todos. Vale ressaltar que o município também pode conceder uma certa prioridade no cadastro, as famílias que vivem em áreas de risco ou possuem entre seus componentes deficientes e idosos.
Deixe uma resposta