Quem mora no Rio de Janeiro pode registrar um boletim de ocorrência por meio da internet, o serviço é gratuito e tem como objetivo facilitar a comunicação de ocorrência para as autoridades policiais. O serviço é oferecido pelo DEDIC (Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão) e permite inicialmente o registro de ocorrências de perda, extravio ou roubo de celulares, documentos, carteiras, etc. O serviço está disponível tanto para quem é morador quanto para os turistas e visitantes do Rio de Janeiro.
Muitas pessoas acabam deixando de registrar uma ocorrência por conta da burocracia, principalmente nos casos de menor gravidade como: perda de celular, documentos, etc. Mas saiba que é importante o registro mesmo nesses casos, não apenas para te proteger de problemas futuros, mas também para ajudar a polícia a direcionar melhor o policiamento na região, os dados também vão para as estatísticas da Polícia Civil.
O documento emitido por via online tem a mesma validade de um B.O registrado em uma delegacia. Para efetuar o registro é necessário acessar o site DEDIC da Polícia Civil RJ, em seguida o comunicante deve descrever o fato através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela Delegacia Eletrônica. O serviço só está disponível para comunicantes com mais de 18 anos, que tenham CPF e o CEP (Código de Endereçamento Postal) do local onde está residindo. No caso dos turistas estrangeiros que eventualmente não possuem CPF é necessário informar o CNPJ do estabelecimento hoteleiro no qual está hospedado.
Como fazer o Registro
A comunicação da ocorrência deve ser feita pela DEDIC, selecione a opção “Comunicação de Ocorrência” em seguida informe o CEP do seu endereço no Rio de Janeiro (para que a ocorrência seja feita em uma Delegacia de Polícia). Depois de registrado a ocorrência será analisada por uma autoridade policial, se a ocorrência for de baixa gravidade como: perda ou extravio de documento por exemplo, o Boletim de Ocorrência será disponibilizado para impressão no site. Caso o fato seja de maior gravidade, será agendado uma data para comparecimento a uma delegacia de polícia para concluir a ocorrência. Caso você não compareça seu registro poderá ser cancelado.
Se a ocorrência for de acidentes de trânsito sem vítimas, acesse o BRAT (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito sem Vítimas).
Para alguns é indispensável o comparecimento em uma delegacia de polícia. Pode-se também agendar a visita de uma autoridade polícia (apenas alguns casos) para concluir o registro da ocorrência na delegacia..
Deixe uma resposta