Adquirir a casa ou apartamento próprio já está mais fácil graças ao programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, no Rio de Janeiro já foram entreguem milhares de unidades habitacionais financiadas por meio do programa, que atende famílias com renda de até 10 salários. Se você ainda não preencheu seu cadastro, saiba que a Secretária de Habitação do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal estão com inscrições abertas para o formulário de interesse habitacional, o cadastro deve ser realizado pela internet. Quem recebe até três salários mínimos (renda familiar) terá o imóvel subsidiado até 96% pois durante dez anos a família deve pagar 5% da renda (antes era 10%) a Caixa Econômica Federal.
Após fazer o cadastro a Prefeitura e a Caixa faz a seleção conforme a disponibilidade de casas e apartamentos e o enquadramento da renda. Quem reside em área de risco, vulnerabilidade social, tenham entre os integrantes idosos, deficientes ou crianças, tem prioridade no cadastro no momento da seleção. Para as famílias que terão até 96% do imóvel subsidiado, os imóveis são sorteados entre os inscritos e selecionados para o programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, abaixo confira como preencher o formulário de cadastro através da internet.
Como preencher o cadastro
Para preencher o formulário do Minha Casa, Minha Vida é necessário residir na cidade do Rio de Janeiro. Preencha através do site rio.rj.gov.br/habitacao/minha_casa_minha_vida.htm o formulário tem bastante perguntas socioeconômicas. Após concluir a inscrição será possível fazer o acompanhamento regular do cadastro, para isso utilize a opção “Consulta a situação do pretendente” utilizando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do cadastro.
As famílias que recebem até R$1.600 (mil e seiscentos) não passam por análise de risco, pois os empreendimentos são subsidiados quase que cem por cento pelo governo.
A seleção das famílias é feita por grupo de renda, é recomendado manter as informações sempre atualizadas para que o cadastro continue ativo. Não podem participar do programa Minha Casa, Minha Vida aqueles que já possuem casa ou que já foram beneficiados por programa habitacionais, sejam elas do estado, município ou do governo federal.
Deixe uma resposta