O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento que possibilita a identificação do contribuinte Pessoa Física (PF) e também possibilita o acesso a diversas operações de crédito como abrir conta em banco, fazer cartão de crédito, tirar empréstimos, comprar parcelado, etc. Além disso ele é um dos documentos necessários para tirar o Passaporte e até mesmo o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como tirar o CPF e quais os documentos necessários?
É possível solicitar o documento de duas formas. A primeira é através da internet de forma gratuita e a segunda é procurando uma agência da Caixa Econômica Federal, Correios ou Banco do Brasil. A emissão pela internet do documento só está disponível para alguns contribuintes, pois é preciso ter mais de dezesseis anos e já possuir o Título de Eleitor, que é um dos documentos utilizados para a verificação dos dados do contribuinte Pessoa Física (PF).
Requisitos para tirar o CPF pessoalmente
- Não há idade mínima (inclusive recém-nascidos podem ter o documento);
- Possuir um documento de identificação;
- Não possuir outro Cadastro de Pessoa Física, pois o número é único e só pode ser cadastrado uma vez;
Requisitos para tirar o CPF pela internet
Só podem fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet os cidadãos que atendam aos seguintes requisitos:
- Ter 16 anos ou mais;
- Possuir o Título de Eleitor;
- Não pode haver divergência de dados para que o cadastro seja realizado;
Documentos Necessários
- Documento de identificação com foto, exemplo: RG, CNH (apenas quem possui mais de 16 anos, para menores a Certidão de Nascimento é válida);]
- Certidão de Nascimento;
- Título de eleitor (obrigatório apenas para quem tem entre 18 e 70 anos);
- Documento de identificação que comprove a guarda ou tutela (caso não seja um dos pais da criança);
Importante: A solicitação do documento para menores de 16 anos deve ser feita por um dos pais ou responsável.
Inscrição pela internet
Como mencionado acima a inscrição pela internet só está disponível para quem tem mais de 16 anos e já possui o Título de Eleitor. Os cidadãos que não atendem esses requisitos deverão solicitar a inscrição de forma presencial nos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Para solicitar o documento pela internet acesse a página abaixo:
A partir daí basta preencher o formulário de inscrição no CPF com seus dados pessoais (nome, data de nascimento, título de eleitor, filiação, endereço, etc). Após finalizar está etapa será gerado um número de protocolo, no qual será possível acompanhar a situação da inscrição e também imprimir o documento, já que o cartão não é mais emitido.
Inscrição presencial
Para fazer a inscrição presencial no CPF procure uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal (CEF) ou Banco do Brasil (BB) munido da documentação necessária que foi informada logo no começo deste artigo. O número do CPF geralmente não fica pronto na hora, pois o cidadão recebe um protocolo no qual poderá acompanhar o andamento pela internet e também realizar a impressão do Comprovante de Inscrição no CPF.
Nota: o documento emitido pela internet e consulados do Brasil no exterior é gratuito. Para as solicitações feitas na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios será cobrada uma taxa de R$5,70 (cinco reais e setenta centavos).
Acompanhamento de pedido
Com o protocolo de inscrição no Cadastro de Pessoa Física será possível acompanhar o resultado do pedido, verificar o número do CPF e imprimir o comprovante de inscrição, para isso acesse a página abaixo:
O contribuinte deverá informar o local que o documento foi solicitado, código do atendimento (informado no protocolo de inscrição), data de nascimento e a data do atendimento.
Deixe uma resposta