O documento é emitido gratuitamente através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TST) sendo um documento válido em todo o território nacional.
Requisitos
- Ter um Título de Eleitor;
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral (para que seja gerada a Certidão de Quitação Eleitoral);
- Não pode haver divergência cadastral dos dados informados ao Cartório Eleitoral;
Como tirar a Certidão de Quitação do Título de Eleitoral
Procedimento – Acesse o site do TSE, mantenha selecionada a caixa “Li os termos e desejo emitir/validar certidão”, em seguida selecione o botão “Emissão de Certidão”.
Na próxima página preenche o formulário com seus dados, entre eles: número do título de eleitor, nome completo do eleitor, data de nascimento e filiação (nome dos pais).
Se estas informações estiverem corretas e o Título de Eleitor estiver em situação “Regular” será gerada uma Certidão de Quitação Eleitoral, tal documento pode ser impresso ou salvo em seu computador. Lembrando que ele possui um número de controle, através dele qualquer pessoa pode consultar a sua autenticidade. A Certidão Eleitoral não tenha uma validade determinada, no entanto, recomendamos que o documento seja emitido a no máximo 90 dias, pois documentos emitidos há muito tempo podem estar desatualizado, já que a situação do eleitor pode mudar.
Observação: A Certidão não será emitida caso algum dado esteja incorreto, é importante que os dados informados sejam iguais ao do cadastro no Cartório Eleitoral, se a página apresentar erro, verifique no cartório se não há algum dado cadastrado de forma incorreta, como: data de nascimento, nome dos pais, etc.
Título de Eleitor irregular – Caso seu documento encontre-se em situação irregular, será necessário procurar um Cartório Eleitoral para regularizar a situação, a maioria dos casos é por não votar e nem justificar nas duas últimas eleições. Para a regularização pode ser necessário efetuar o pagamento de uma multa para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possa regularizar a situação do eleitor junto ao TSE.
Deixe uma resposta