Uma pesquisa da Fecomércio RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) revelou que 26,3% das empresas do estado, pretendem contratar mão de obra temporária para as vendas do final de ano. A estimativa da entidade é que sejam contratadas cerca de 33 mil funcionários temporários no comércio de bens, serviços e turismo. A maioria das vagas deve ser para trabalhar em comércios de ruas e shoppings. Se você está à procura de um emprego está pode ser uma ótima oportunidade visto que muitos empresários acabam efetivando funcionários temporários devido a boa experiência com o candidato.
A pesquisa da Federação do Comércio RJ também quis saber qual a remuneração média das vagas temporários, o resultado apontou que o salário para a maioria dessas trinta e três mil vagas, deve atingir R$ 1.153,48 (na média). A maioria das contratações é para a área de vendas e atendimento ao público, justamente por conta do comércio do natal e do ano novo.
A média de contratação por estabelecimento deve ser de quatro funcionários, em 64,8% a quantidade de funcionários contratados para as vendas de final de ano devem ser igual à do ano passado. O que revela um certo otimismo com as vendas do natal e do ano novo.
Efetivação
A pesquisa apontou também que 76,8% dos empresários têm a intenção de efetivar ao menos um desses trabalhadores, seja por aumento no quadro de funcionários ou por substituição. Segundo a analista de Recursos Humanos, Tereza Pacheco, é muito importante que os candidatos se esforcem durante o trabalho temporário, isso porque as chances de efetivação são reais, muitos acabam trabalhando desanimados pensando que já serão mandados embora, mas poucos pensam que o seu contrato temporário pode ser transformado em efetivo
A pesquisa da Fecomércio RJ/ Instituto GPP foi realizada entre os dias 9 e 16 de setembro em 21 municípios e teve a participação de 410 empresários.
As contratações temporárias devem seguir até Janeiro de 2015 devido a temporada de compra de materiais escolares. A pesquisa revelou que a maioria deve dispensar seus funcionários temporários em Dezembro de 2014 (aproximadamente 34,3%) ou em Janeiro de 2015 (39,8%). Apesar do processo de contratação ter iniciado em agosto, em Novembro esse número aumentou bastante.
Esta é uma boa oportunidade para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, muitos trabalhadores acabam dispensando as vagas temporárias, devido a isso há diversas oportunidades nos postos públicos de intermediação de mão de obra, principalmente para trabalhar em shoppings.
Deixe uma resposta