Hoje em dia a tendência é que as empresas disponibilizem soluções móveis, tais como aplicativos, para facilitar a vida do consumidor. O Procon do Rio de Janeiro acaba de disponibilizar uma novidade a população, agora é possível registrar uma reclamação ou denúncia através de um aplicativo para celular, tal aplicativo está disponível gratuitamente para download no IOS e Android.
Além de registrar uma reclamação e/ou denúncia, o consumidor também pode acompanhar o status de sua solicitação, consultar a lista negra (empresas mais reclamadas), obter informações sobre o atendimento presencial da fundação de proteção ao consumidor, etc.
O celular tem a vantagem que torna tudo muito mais acessível, em poucos cliques é possível registrar uma reclamação. Isso pode favorecer o consumidor, uma vez que antes do aplicativo, muitos deixavam de realizar uma reclamação no órgão devido a burocracia de ter que acessar o site de um computador ou então comparecer em um posto de atendimento.
Como baixar – O aplicativo “Meu Procon-RJ” está disponível para download nos sistemas operacionais IOS e Android. Para baixar basta procurar pelo termo “Meu Procon-RJ” na Apple Store e Google Play, respectivamente.
No primeiro acesso será necessário efetuar um pequeno cadastro, tal cadastro é feito apenas na primeira utilização, pois posteriormente ele fica salvo no aparelho, identificando o consumidor para as futuras utilizações.
Antes a reclamação só poderia ser realizada por meio da página do Procon-RJ na internet, o que tinha que ser realizado via computador devido à compatibilidade do sistema. Agora o consumidor podem incluir os dados no Procon diretamente pelo smartphone, com direito até a anexar fotos, imagens e outros documentos que possam servir de base para a reclamação.
A queixa registrada via app apresenta as mesmas características das registradas via site ou pessoalmente em um posto de atendimento, a diferença é que pode ser registrada via celular. Depois que a queixa for inserida, a empresa tem 10 (dez) dias úteis para responder a reclamação do cliente e ao Procon.
Top 10 – O aplicativo também traz uma lista das 10 empresas mais reclamadas no Procon, com isso o consumidor pode pesquisar a índole de uma empresa antes de efetuar qualquer transação comercial.
Segundo a Fundação de Proteção ao Consumidor (Procon), o app deve ser atualizado periodicamente, além disso novas funções devem ser inseridas pelos desenvolvedores.
Deixe uma resposta