Para conseguir um benefício da Previdência Social – INSS o contribuinte precisa passar em uma perícia médica, o médico poderá deferir ou indeferir o pedido de auxílio-doença ou aposentadoria. Ao passar pela perícia muitos ficam ansiosos a espera do resultado, mas o que pouca gente sabe é que é possível conferir o resultado no mesmo dia, basta fazer a consulta pela internet.
O resultado online está disponível após às 21h do dia em que a perícia foi realizada. Por exemplo, se fez a perícia hoje, consulte após às 21h e o resultado já estará disponível para consulta. A ferramenta online de consulta já existe há mais de um ano, mas ela ainda é pouco utilizada pelos segurados do INSS.
COMO CONSULTAR – A consulta deve ser feita pelo site INSS RESULTADOS, lá o interessado poderá consultar se o pedido de benefício por incapacidade foi deferido ou indeferido pelo INSS.
Para realizar a consulta é necessário ter o número do benefício (caso já esteja recebendo o benefício) ou então o número do requerimento. Geralmente as agências da Previdência Social informam o número em um papel com as instruções de consulta pela internet. Além do número do requerimento e/ou benefício, também é necessário informar o nome completo do requerente, CPF e a data de nascimento.
Caso o pedido tenha sido aprovado – deferido – parabéns! Caso a solicitação apresente o status: “Indeferimento de Pedido – Não constatação de incapacidade laborativa”, isso significa que o perito recusou o seu pedido de benefício. Mas fique tranquilo pois você poderá efetuar a contestação e, consequentemente, realização de uma nova perícia, basta efetuar o pedido em até 30 dias do recebimento do resultado.
A Previdência Social proíbe que os médicos informem o resultado para o segurado no momento da consulta, eles são orientados a informar os segurados que o resultado será encaminhado através de correspondência.
No Rio de Janeiro o resultado por Correios demora, em média, 15 dias úteis. Nos municípios do interior do estado o prazo pode chegar a até 30 dias, principalmente agora que os Correios estão em greve.
Deixe uma resposta